A passagem do Evangelho de hoje marca o início da pregação de Jesus e o chamado dos primeiros discípulos. Antes de mais nada, Ele aponta para a vinda do Reino dos Céus. Assim, Ele faz de seu apostolado uma continuidade do percurso do povo da aliança que caminhou com Deus desde os primórdios. Porém, Ele chama ao arrependimento, porque, por muitas vezes este povo foi infiel e se distanciou de Deus.
Jesus, ao ir ensinar na sinagoga, diferenciou-se dos mestres da Lei. Ele ensina com autoridade de quem é Ungido, o “Santo de Deus”. Na liturgia de hoje celebramos a festa do Batismo do Senhor, um tempo muito próprio para compreendermos a dimensão humana daquele que procede de Deus. No Evangelho, Cristo se deixa ser batizado por João Batista, não só para cumprir a escritura, mas como uma verdadeira entrega. Pois reforçou com segurança as tuas portas / e os teus filhos em teu seio abençoou.
Liturgia Diária

Como uma boa mãe quer que seus filhos cresçam sadios e fortes, assim a Santa Igreja deseja que os fiéis se alimentem todos os dias com a Palavra de Deus, através da Liturgia Diária. A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. veja o site do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado. Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

Deste modo, o Evangelista nos mostra algumas das caraterísticas essenciais do seguimento de Jesus. Hoje, como Igreja, celebramos a Santo Antão dos primeiros séculos depois de Cristo. Ele foi um padre do deserto que, diante do acomodamento e perda de sentido dos cristãos, buscou se retirar na dura vida do deserto. A exemplo dele, busquemos recuperar a essência e o importante de nossa fé, que se expressa na vida e nas necessidades do povo. “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei! A palavra, que hoje nos é dirigida, mostra o chamado do apóstolo Matheus que, no evangelho de São Marcos, é nominado de Levi.
Reflexão Da Liturgia Diária

A palavra que hoje nos mostra um novo sentido de casa. A casa mencionada pelo evangelista já não seria a casa como lar, mas como comunidade dos seguidores de Cristo. Estar em “casa” com Jesus é participar de sua intimidade, de seu projeto de salvação e perceber a pobreza de um Deus que todo se dá, “Nem Jesus e nem os discípulos podiam comer”. Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos.
- Eles viram Jesus expulsando demônios daqueles que estavam possuídos, então eles precisavam encontrar uma explicação.
- — O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
- 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
- Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé.